segunda-feira, agosto 05, 2013

Posted by Isabel Santos On 18:07
Oii amigos, hoje venho postar sobre os Jogos Escolares de Pernambuco, que aconteceu em Recife. Eu viajei com mais 91 pessoas, entre atletas e treinadores no dia 02/08, saímos daqui 8:30 da manhã e chegamos cerca de 15:00, fomos direto fazer o nosso credenciamento, jantamos e seguimos para o hotel somente com os enxadristas.

           
Antes de viajarmos, Romero, eu e Dayse em frente a GRE.
Romero Moraes, o mascote dos JEP's e eu.

Chegamos no hotel, Jangadeiro, e fomos descansar para jogar o torneio no outro dia. Infelizmente, não tenho muitos motivos para parabenizar aos organizadores do torneio.
Primeiramente, estava certo que o torneio aconteceria no Praia Hotel e enquanto aguardávamos a chegada do carro para irmos, foi decidido que seria no mesmo hotel em que estávamos, isso não nos prejudicou, porém havia enxadristas que já estavam no outro hotel e correram o risco de se atrasar para o torneio.
Três enxadristas, dos quatro da nossa esquipe ficaram no pódio.


Dayse, de Iguaracy, recebendo a medalha do seu treinador Gustavo. (GRE de Afogados da Ingazeira)
Campeã-Mirim feminino. (3/4)

Meu amigo, Pedro Guilherme, recebendo a medalha de vice-campeão, do Romero Moraes.
Vice-Campeão-Mirim Masculino. (3/4)

Eu, recebendo a medalha de 3° colocada do Infantil Feminino. (3/4)

Agora, falando sobre o meu torneio, não fiquei satisfeita, ganhei as três primeiras partidas que não foram tão complicadas, e fui jogar a final contra a minha amiga Ramyres Coelho, de Petrolina. O jogo estava bem empatado até o meio do jogo, e bem "conflituoso" como diz Ramyres, porém eu errei muito feio e ela, é claro, aproveitou e venceu a partida. Fiquei muito decepcionada, por que a mesma coisa aconteceu ano passado (eu errei o lance), jogando contra a Clara, também de Petrolina, eu estava ganhando um peão no fim de jogo e a posição, e perdi. Mas, bola pra frente, virão outros torneios... 

Posso dizer também que fui prejudicada pela Daniela de Recife, quando eu venci a 2° rodada contra ela, ela desistiu do torneio e foi embora, isso me deixou mal nos critérios de desempate, fiquei com 3/4 empatada com a Isabela, de Custódia, a qual eu já tinha vencido na 3° rodada, mesmo assim, ela ficou na minha frente, em 2° lugar.

Outra coisa que me deixou insatisfeita em relação ao torneio, foram os árbitros, primeiramente, nem eram árbitros oficiais de xadrez, o que é uma vergonha já que se trata das Olimpíadas Escolares, um árbitro me tratou muito mal durante o torneio e os outros nem eram capazes de resolver um problema.

Nesse momento, havia acontecido um problema envolvendo uma atleta de Petrolina do mirim feminino, que na minha opinião era uma das favoritas ao título, estava invicta. Neste caso, os árbitros foram incapazes de tomar uma decisão em relação ao problema, a menina de Petrolina estava para dar mate na adversária que alegou que aconteceu 3 lances iguais e a partida era empate. Os árbitros resolveram "convidar" duas pessoas que não tinham nada a ver com a arbitragem para uma votação, que acabou dando razão a menina que estava errada. 

É certo, que problemas estão sujeitos a acontecer, porém, seria bom que tivéssemos árbitros que entendessem das regras do xadrez. Não é a primeira vez que acontece problema nas Olimpíadas, da outra vez eu também estava presente e o Raimundo, pai de Ramyres foi quem resolveu o problema.

Agora, algumas fotos dos dias de viagem:

Eu e Sara, atleta de Arremesso de peso. (GRE de Afogados)

Eu e minha amiga Joyce Sá, de Floresta. Ótimo reencontro!

Além de reencontrar muitos amigos, também fiz novas amizades, como a Isabela e sua mãe, de Custódia. O professor Anderson e seu aluno também.

                                                Daniela-Recife 0x1 Maria Isabel-Afogados
                                            Isabela-Custódia 0x1 Maria Isabel-Afogados
                                               
                                                   Maria Isabel 0x1 Ramyres Coelho.
                                                Meu amigo de Petrolina, Michael Marques.
                                       Guilherme, eu, Michael, Ramyres e Matheus. ♥
                       Jogando umas partidas depois do torneios com a galega de Arcoverde e Sertânia.
                                          Praia de Boa Viagem, hora de comemorar os títulos.
                                            Dayse, Guilherme, eu e Gustavo Sena. (Campeões dos Regionais, representando a GRE de Afogados, todos fizemos um bom trabalho).
                                         Caras e bocas com Guilherme e Romero. HORA DA DIVERSÃO!

                                           Meus amigos do Tênis de Mesa. Maiza, Raianne e Gustavo.
 Meus amigos do vólei de praia, Christopher e Gabriel, e Mateus do Tênis de Mesa. (GRE de Afogados da Ingazeira)
Meu amigo de Iguaracy, primeiro ano de JEP's e ganhou 3 medalhas no atletismo. Ouro, prata e bronze, parabéns pra ele!

Pois é, assim chegou ao fim mais um torneio. Indignada com a arbitragem, feliz pelos resultados. Sei que mais uma vez meus amigos representarão Pernambuco muito bem, parabéns a todos. beijos, Maria Isabel.